O Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga é conhecido por sua beleza natural e riqueza da fauna e flora. Aqui oferecemos ao visitante várias trilhas e passeios entre serras e veredas e inúmeros atrativos turísticos ecológicos como rios, cânions, cachoeiras e águas termais, além de alguns locais que futuramente serão liberados para visitação.

Nosso Sítio Histórico faz parte da reserva do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. Ao nos visitar você poderá conhecer paisagens belíssimas e fazer passeios inesquecíveis, um prato cheio para quem está disposto a enfrentar as trilhas para conhecer parte das belezas naturais do Brasil. Essa região é um verdadeiro santuário ecológico que abriga inúmeras serras, rios, cânions, cachoeiras, em especial as cachoeiras de Santa Bárbara e do Rio Prata.

É formado por planaltos, cheios de veredas e morros. É na Chapada dos Veadeiros que nascem importantes afluentes dos Rios Maranhão e Paranã, formadores do Rio Tocantins que, por sua vez, acabam na Bacia do Rio Amazonas.

Quem passa hoje pela região da Chapada dos Veadeiros compreende porque nossos antepassados que fugiam das minas viam se refugiar aqui. A Chapada é cheia de buritis que se estendem até onde a vista alcança. Nosso território é cercado delas. São encostas íngremes, cheias de pedra.