O Projeto Kalunga Sustentável é desenvolvido pela Associação Quilombo Kalunga (AQK) desde abril de 2011, e busca o desenvolvimento sustentável do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, o maior território remanescente de quilombo do Brasil, situado ao norte do Estado de Goiás.

Nossa meta é melhorar a capacidade profissional dos quilombolas Kalungas, dando-os ferramentas para desenvolver planos de negócios voltados para o fortalecimento da identidade cultural Kalunga, capacitando 145 quilombolas Kalungas por ano, em dois anos, e fazendo investimentos na infraestrutura necessária para o desenvolvimento sustentável do quilombo nas áreas do ecoturismo, beneficiamento e processamento dos frutos do cerrado e em gestão de projetos. De forma indireta, será alcançado um número ainda maior de pessoas, considerando que a família toda é envolvida na coleta e beneficiamento dos frutos do cerrado.

O grande número de turistas interessados em conhecer a realidade do Sítio Histórico também é uma das preocupações de nosso projeto. O cuidado é para conservar a cultura característica de nossas comunidades, e minimizar impactos socioambientais.

Projeto Kalunga Sustentável - Ficha Técnica