CAT e Loja são inauguradas no Engenho II

– Com abertura da Exposição Permanente da História Kalunga – 

 

A comunidade do Engenho II, em Cavalcante, GO, esteve em festa na tarde deste sábado, 29 de junho de 2013. Os motivos foram vários. Primeiro, a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), um anseio antigo do Território Kalunga que recebe visitantes em seus atrativos turísticos há décadas, mas faltava estrutura. Segundo, a inauguração da Loja de Produtos Artesanais Kalungas, outra demanda atendida para comercializar a produção quilombola seja de artesanatos, seja de produtos naturais processados artesanalmente como a farinha de mandioca. E por fim, a Abertura da Exposição Permanente da História Kalunga contada através de 12 painéis dispostos nas proximidades das duas obras, além de 20 fotografias de autoria do renomado fotógrafo especializado no Cerrado, Ion David, fixadas nas paredes do CAT e da Loja.

 

A cerimônia começou às 16 horas, na sede do CAT construído pelo Projeto Kalunga Sustentável, através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. Usaram da palavra, os dois coordenadores do PKS, André Praude e Izabel Maia, juntamente com os membros da diretoria da Associação Quilombo Kalunga, Sr. Sirilo dos Santos Rosa, o presidente e Sr. Cezário Paulino da Silva, o tesoureiro. Todos falaram da importância que as duas obras -CAT e Loja- têm para o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga e para todos os membros da comunidade. “Este CAT é de cada um de vocês”, disse Sr. Sirilo. “Todos temos a responsabilidade de cuidar e valorizar estas obras que só vieram para melhorar a qualidade do atendimento aos visitantes do Engenho, gerar renda e melhorar a vida de cada um de nós da comunidade”, avaliou o presidente da AQK.

 

Após as falas, o presidente da Associação Quilombo Kalunga, Sr. Sirilo dos Santos Rosa, descerrou a fita de inauguração do CAT na presença de cerca de oitenta pessoas da comunidade e de convidados do município de Cavalcante. Enquanto degustavam o lanche servido no final da cerimônia, os presentes puderam circular pela Exposição Permanente, ao som da música preferida pelos kalungas: o forró. Desde 29 de junho, a recepção do visitante que busca conhecer a comunidade quilombola do Engenho II, e suas belas cachoeiras Santa Bárbara, Candaru e Capivara, e também os novos atrativos de pernoite abertos como as cachoeiras Juliana, Garimpão e Salto do Curriola, passou a ser realizada nas novas dependências inauguradas.

 

 

Deixe uma resposta