Lançamento do Curso de Inglês Kalunga

O salão da Igreja Católica da Comunidade Kalunga do Engenho II foi o palco da cerimônia de lançamento do Curso de Inglês ministrado aos Guias da Associação de Guias do Quilombo Kalunga, em meados de fevereiro deste ano. O evento reuniu cerca de cinquenta pessoas que acompanharam com atenção uma exposição multimídia sobre a importância de se falar uma língua estrangeira justamente no período em que o Brasil vira alvo do turismo mundial graças a eventos de grande magnitude esportiva e ambiental, como são a Rio+20, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

A cerimônia de lançamento foi precedida por uma exposição sobre as iniciativas e resultados do Projeto Kalunga Sustentável: geração de renda e cidadania, patrocinado pela Petrobras. A apresentação, feita através de slides e gráficos, foi realizada pelos Coordenadores do PKS André Praude, Izabel Maia e Sirilo dos Santos Rosa. A parceira da iniciativa, a ONG Moradia e Cidadania, representada no evento por Márcio Polveiro, também usou da palavra para expor os motivos sociais de seu envolvimento com o projeto.

O projeto do Curso de Inglês tem como objetivo a capacitação profissional e a melhoria na geração de renda dos guias e condutores de visitantes do Engenho II, preparando-os para receber turistas estrangeiros, através do conhecimento básico do idioma Inglês para o turismo em Cavalcante. A proposta pretende oferecer vocabulário e compreensão de diálogos recorrentes entre turistas que visitam o Território Kalunga e que nunca estiveram em contato com o Bioma Cerrado. São informações pertinentes ao sistema ecológico local e aos costumes da maior comunidade quilombola do Brasil.

O curso só pode acontecer graças ao um pool de apoios que incluem as Associação Quilombo Kalunga, Associação de Guias do Quilombo Kalunga, Camping Santa Bárbara, Restaurante SG, Restaurante Galileus, Lanchonete e Restaurante Recanto Feliz, Praude Turismo e Serviços, e ONG Moradia e Cidadania que patrocina a maior parte dos custos do projeto com recursos humanos e coordenação. O material didático foi patrocinado pela Petrobras através do Projeto Kalunga Sustentável.

Deixe uma resposta