Curso de Elaboração e Gestão de Projetos

Cerca de vinte quilombolas participaram do Curso de Elaboração e Gestão de Projetos, oferecido pelo Projeto Kalunga Sustentável, sob patrocínio da Petrobras, no final de semana de 8 e 9 de junho de 2013. O curso aconteceu na sede do Pólo de Cavalcante, da Universidade Aberta do Brasil, no antigo prédio da Casa do Aprendiz, no centro do município de Cavalcante, das 8 às 17 horas, com intervalo para almoço. Através desse curso, o PKS quis oferecer a possibilidade de qualquer membro da comunidade pensar seus próprios problemas e trabalhar em cima das soluções através da apresentação de projetos no terceiro setor.

 

O curso foi ministrado pelo coordenador do Projeto Kalunga Sustentável, André Praude, que possui vasta experiência bem sucedida na elaboração e gestão de projetos. Foram fornecidas apostilas com 16 páginas para cada um dos participantes, além de um bloco e uma caneta para anotações. Na primeira etapa do curso, na manhã de sábado, dia 8, os kalungas viram uma apresentação de slides preparada exclusivamente para este momento e participaram intensamente das explanações fazendo perguntas pertinentes ao tema e ao quilombo.

 

Nos outros três períodos de curso (tarde de sábado e manhã e tarde de domingo, dia 9), a turma foi deslocada para o laboratório de informática da Universidade, onde os vinte computadores de última geração foram utilizados como ferramenta essencial para os trabalhos. Foram formados grupos de três pessoas para, juntos, iniciarem a tempestade de idéias para pensar alternativas para a comunidade quilombola. “Foi muito gratificante verificar que os kalungas podem contribuir para a melhoria da qualidade de suas próprias vidas. Eles deram contribuições muito oportunas!”, comentou o instrutor Praude.

 

O Projeto Kalunga Sustentável ofereceu para os participantes do curso, hospedagem e alimentação assim como auxílio transporte para os que vieram de comunidades distantes como o Vão de Almas, Ema, Engenho II e Monte Alegre. Participaram do curso os seguintes quilombolas: Louriene Ferreira de Castro, Joaquim Fernandes de Castro, Viviane Faria da Silva, Jociele Fernandes de Castro, José Moreira dos Santos, Sirlene Ferreira da Silva, Amiran dos Santos Borges, Otávio Barbosa Cantuária, Cláudia Fernandes dos Santos, Rodrigo José de Macedo, Gilso da Silva Fernandes, Natalino Fernandes de Castro, Marimar Pereira Monteiro, Evânia Moreira dos Santos, Gabriel dos Santos Rosa, Izabel Francisco Maia, Dejanira Ferreira de Sousa, Ester Fernandes de Castro e Sirilo dos Santos Rosa.

 

Deixe uma resposta