Curso de Inglês para os Guias Kalungas

O método didático aplicado pelo professor e coordenador do Projeto Kalunga Sustentável, André Praude, respeitou as características dos alunos que pouco ou nada tinham tido contato com o idioma inglês. Denominado método comunicativo ou funcional, seu foco dá importância máxima à interação do meio com o objetivo final do aprendizado. Ou seja, observa as necessidades de comunicação do aluno que pode contribuir com sugestões, opiniões e opções de transferência e ordem de conteúdo programático.

O curso segue um planejamento estabelecido pelo responsável docente e acompanha as lições apresentadas pelo livro escolhido. O aprendizado parte da exploração de todas as possibilidades de manifestação na primeira pessoa, ou seja, os guias iniciam os estudos aprendendo a falar de si como fazemos ao conhecer uma nova pessoa. “Eu sou guia turístico no Sítio Kalunga”, por exemplo. Em seguida, eles têm contato com “o outro”. “De onde você vem?”

Nesse método não existe ordem de preferência na apresentação das habilidades (ouvir, falar, ler, escrever e compreender) nem restrições maiores quanto ao uso da língua materna. Em cursos gerais, as habilidades são trabalhadas de modo integrado, mas dependendo dos objetivos poderá haver maior concentração em uma das habilidades. Os guias podem manifestar interesse sobre determinada maneira de transmissão de conteúdo ou ainda, levantarem uma curiosidade que pode render uma aula bem mais proveitosa do que se fosse conduzida rigidamente por um critério engessado.

O professor relembra uma curiosidade de um aluno guia. “Como faço para chamar a atenção do turista sobre os riscos de sair da trilha por causa da presença de cobras, por exemplo.”, indagou o aluno. Para o docente, esta foi uma excelente oportunidade de explorar os assuntos pertinentes à condução segura e eficiente de um guia no ambiente do Bioma Cerrado. A aula avançou em torno do assunto gerando bastante debate e conversação. Através de participações como esta, o professor, que também é guia, pode aprofundar as teses apreendidas nos cursos da Associação de Guias do Quilombo Kalunga, agora na língua inglesa, proporcionando maior facilidade no aprendizado.

Iniciativa gera matéria em telejornal

A iniciativa do Projeto Kalunga Sustentável, patrocinado pela Petrobras, de criar o Curso de Inglês para Guias do Sítio Histórico contou com o apoio de toda a comunidade do Engenho II, da AQK, da AGQK, Camping Santa Bárbara, Restaurante SG, Restaurante Galileus, Lanchonete e Restaurante Recanto Feliz, Praude Turismo e Serviços, e ONG Moradia e Cidadania. O projeto foi tão impactante que gerou uma matéria de destaque no telejornal regional da TV Anhanguera, emissora da TV Globo. A matéria foi veiculada no mês de abril, no jornal Bom Dia Goiás, que precede o Bom Dia Brasil, e possui a maior audiência do horário. O resultado pode ser visto no vídeo abaixo.

Deixe uma resposta