Kalunga premiado pelo Jornal O Globo

Em 27 de março de 2012, o jornal O Globo realizou a entrega da 9ª edição do Prêmio Faz Diferença, que homenageou cidadãos brasileiros considerados destaques em 2011. Entre eles, estava o estudante goiano Damião dos Santos, de 27 anos, que faz parte da primeira turma de Kalungas a concluir o ensino médio no país.

O jovem morador da comunidade quilombola localizada no município de Cavalcante/GO, a cerca de 510 km da capital do estado Goiânia, recebeu o prêmio na categoria Educação. Porém, ele não foi homenageado somente por conseguir o diploma de 2º grau. Mesmo vivendo em uma área que até a década de 1980 era considerada isolada, Damião é um empreendedor, trabalha como guia turístico da Associação de Guias do Quilombo Kalunga e também como motorista do Projeto Kalunga Sustentável  realizado pela Associação Quilombo Kalunga com o patrocínio da Petrobras. Damião ainda tem os seus empreendimentos pessoais como aluguel de bicicletas e criação de galinhas caipiras para fornecer aos restaurantes locais.

Além disso, ele revela que pretende continuar contribuindo com o desenvolvimento da comunidade. “Tenho o objetivo de cursar administração de empresas pela necessidade que existe no quilombo. Pretendo crescer e dar a mão a todos da comunidade”, comentou Damião.

Deixe uma resposta