Engenho terá CAT e loja

Considerada a obra de maior relevância para o ecoturismo do Território Kalunga, a construção do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), da comunidade do Engenho II, em Cavalcante, está sendo realizada pelo Projeto Kalunga Sustentável, sob patrocínio da Petrobras. A obra foi iniciada na última semana do mês de fevereiro de 2013 pelo empreiteiro Sebastião Trindade, que vai construir, com sua equipe, um prédio de 88 metros quadrados abrigando a recepção, um escritório e dois banheiros. Anexa ao CAT está sendo construída uma loja de conveniência de 30 metros quadrados, para comercialização dos produtos kalungas. O local escolhido pela comunidade, votado em reunião realizada no dia 15 de dezembro de 2012, fica nas proximidades da Cozinha Industrial, numa praça pouco distante da antiga portaria no barracão da residência do Sr. Sirilo dos Santos Rosa, Presidente da Associação Quilombo Kalunga.

 

O Centro de Atendimento ao Turista no Engenho é um anseio antigo da comunidade quilombola que mais recebe turistas no município de Cavalcante e seria construído pela Prefeitura Municipal através de um convênio com a Caixa Econômica Federal. A obra chegou a ser iniciada no final do mês de junho de 2012, mas não passou dos alicerces. Paralisada desde então, o Projeto Kalunga Sustentável, considerando essa a maior necessidade da comunidade do Engenho juntamente com a loja para comercializar os produtos genuinamente kalungas, iniciou as obras, com outro projeto, mais enxuto, em outro lugar. “O PKS não poderia encampar aquela obra que era muito grande e, consequentemente, mais cara que o nosso cronograma inicial permitiria. Escolher o outro local foi decisão da comunidade e, de fato, parece ter ficado mais bem posicionado em relação à entrada e saída do Sítio Histórico”, comentou o coordenador do PKS, André Praude, que preparou uma apresentação tridimensional de como será o CAT durante reunião que definiu o local.

A expectativa do Projeto Kalunga Sustentável é inaugurar o CAT do Engenho II e a loja de produtos kalungas até a Páscoa, no final do mês de março.

 

 

 

Deixe uma resposta