Novos procedimentos no receptivo

Equipe do receptivo do Engenho II durante reunião

O Projeto Kalunga Sustentável, sob patrocínio da Petrobras, junto com a Associação Quilombo Kalunga (AQK) e a Associação dos Guias do Quilombo Kalunga (AGQK) estabeleceram novos procedimentos para melhor receber os turistas que visitam os atrativos do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, na comunidade do Engenho II, em Cavalcante. A reunião aconteceu no escritório do PKS, no centro da cidade, no dia 22 de junho de 2012, e envolveu uma equipe de cerca de dez pessoas que se revezam no atendimento aos visitantes durante todos os dias da semana.

Entre os novos procedimentos estabelecidos estão a criação de um caderno exclusivo de controle diário de guias, outro caderno para registro obrigatório de visitantes e o preenchimento facultativo de um Formulário de Satisfação do Turista. Além disso, foram estabelecidos padrões de procedimentos entre os guias no que diz respeito à orientação dos turistas desde a trilha até o atrativo, com informações sobre a fauna e flora do Bioma Cerrado e os perigos em se afastar sozinho da trilha. Neste caso, sabe-se que quanto mais bem informado, melhor é o comportamento do turista. No caderno de visitantes, as informações solicitadas são nome, idade, sexo, origem e e-mail.

Padrão de qualidade

Os novos procedimentos visam atender melhor o turista e também proporcionar às Associações locais mais informações sobre o perfil do visitante do Engenho II e quais os tipos de melhorias eles gostariam de ver em sua próxima visita. “Para criar um padrão de qualidade é preciso que todas as pessoas envolvidas no receptivo saibam o quanto dois fatores como informação e simpatia conquistam melhor o visitante que pode se transformar em um multiplicador de turistas”, comentou Izabel Maia, presidente da AGQK e coordenadora do Projeto Kalunga Sustentável.

Durante a reunião que estabeleceu os novos procedimentos, foi ressaltada também a necessidade de orientar o visitante quanto à preservação do meio ambiente e dos cuidados que cada pessoa deve ter ao adentrar em Território Kalunga. “Daqui nada se tira além de fotos e nada se deixa além de pegadas”, lembrou um guia. O formulário de satisfação, apesar de ser facultativo, deve ser oferecido pelos guias ao turista como instrumento de identificação dos pontos fracos e fortes da comunidade do Engenho II. Os novos procedimentos entraram em vigor no dia 23 de junho de 2012.

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