PKS apresenta ações e resultados

 

Com projeções de slides repletas de informações, fotos, filmes, croquis de construções e palestra conduzida por um de seus coordenadores, André Azevedo Praude, o Projeto Kalunga Sustentável, apresentou para Comunidade Kalunga do Engenho II, no município de Cavalcante, as ações e resultados do projeto patrocinado pela Petrobras, desde seu início até hoje, no âmbito dos três municípios em que atua sob jurisdição da chamada Associação Mãe, Associação Quilombo Kalunga. O evento reuniu cerca de trinta membros da comunidade entre lideranças e moradores, que, durante toda a manhã do domingo, 16 de fevereiro de 2013, estiveram atentos às explanações que foram apresentadas em uma das salas de aula da Escola Engenho II.

 

Em mais de três horas de apresentação, foram expostas as ações, capacitações, treinamentos, recheados de imagens além de planejamentos de futuros empreendimentos, estabelecidos no texto original do projeto, que estão sendo cumpridos dentro do programado pela coordenação. “Este é um evento importante para mostrar o que o projeto está fazendo longe dos olhos desta comunidade”, disse o coordenador André Praude referindo-se às ações que simultaneamente estão acontecendo nos municípios vizinhos de Teresina e Monte Alegre de Goiás, cidades que compõe o Território Kalunga.

 

As projeções lembraram todos os cursos de capacitação que foram oferecidos através do Projeto Kalunga Sustentável para 160 kalungas distribuídos nas diversas comunidades existentes nos três municípios. Entre eles, o de inglês para o turismo kalunga, o de panificação rural, de primeiros socorros, de pedreiro, encanador e eletricista, de sabonetes, de compotas, de compostagem, de construção de máquina de quebrar baru, de identificação de espécies do Cerrado. Os treinamentos especializados também foram lembrados como o de reconstituição de trilhas e estágio em atrativos fora da comunidade, no entorno da comunidade kalunga.

Reunião aprovou alteração em obra do projeto

 

 

Após a apresentação das ações e resultados, a diretoria da Associação Quilombo Kalunga, nas pessoas de seu presidente Sirilo dos Santos Rosa, e seu tesoureiro Cezário de Torres iniciaram uma reunião para alteração de um item do texto do projeto original do Kalunga Sustentável. Trata-se da mudança da construção da cozinha industrial, visto que a comunidade já possui uma em plenas condições de funcionamento, pela construção de uma lojinha que exponha e venda os produtos confeccionados pelos membros da comunidade.

 

A questão foi colocada em votação e considerada, por unanimidade, a melhor opção observando a realidade atual da comunidade do Engenho II. Foi realizada ata da decisão, redigida pelo coordenador do PKS, André Praude, e que foi assinada pelos presentes.

 

Na mesma ocasião, o Projeto Kalunga Sustentável, colocou em votação o local ideal para a construção do CAT do Engenho II, independente da obra interrompida pela Prefeitura Municipal, sob convênio com o Ministério do Turismo. Foram sugeridos dois locais. Ao lado do canteiro de obras do CAT da Prefeitura (ao lado do Posto de Saúde) ou na praça existente na frente da cozinha industrial. O segundo local venceu a votação e, na semana seguinte, começará a demarcação para o início da construção do CAT e da Lojinha de produtos kalungas.

Faça o download da apresentação de ações e resultados

Deixe uma resposta