PKS capacita kalungas fora de seu Território

O Projeto Kalunga Sustentável, sob patrocínio da Petrobras, proporcionou a um grupo de 16 kalungas da comunidade do Engenho II, a oportunidade de se capacitarem em um dos atrativos mais visitados em Cavalcante, fora do Território Kalunga. Trata-se do atrativo Ponte de Pedra, distante 12 kms da cidade, sentido Colinas do Sul, e nas proximidades do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A capacitação aconteceu durante todo o dia 4 de março de 2013, com o apoio da Associação dos Condutores de Ecoturismo de Cavalcante e Entorno (Acece) que proferiu uma palestra antes do grupo sair rumo ao atrativo.

 

Entre os 16 quilombolas que se interessaram em aprender como guiar na Ponte de Pedra, estavam 14 homens e 2 mulheres, todos eles guias da comunidade do Engenho II, vinculados à Associação dos Guias do Quilombo Kalunga. O grupo recebeu várias orientações dos instrutores, desde os procedimentos com as chaves da portaria, até os cuidados com os visitantes quanto ao nível de dificuldade do atrativo que é considerado de médio a difícil.

 

A Ponte de Pedra é uma formação rochosa em forma de arco sobre o rio São Domingos, no alto da serra de Santana. Para chegar até ela, além dos 12 kms de carro, o visitante enfrenta um percurso de caminhada íngreme de 7 kms, sendo os 3 primeiros de alto grau de dificuldade. Mas ao chegar ao topo, a recompensa é grande. De lá, avista-se as várias cadeias de serras que compõe a Chapada dos Veadeiros e seus arredores. “É uma vista estonteante”, revelou um dos guias participantes.

 

Durante a trilha, os instrutores da Acece, aproveitaram a fartura das diferentes espécies do Cerrado pelo caminho, e fizeram palestras sobre as plantas nativas e suas potencialidades. O grupo fez visitações nos mirantes da Ponte de Pedra, fizeram uma parada para um banho e para o lanche. Após esclarecerem suas dúvidas com os instrutores, o grupo iniciou o caminho de volta.

 

Depois deste estágio, estão habilitados para guiar na Ponte de Pedra os seguintes associados da AGQK: Áurea Paulino dos Santos, Valdivino Francisco Maia, Érico dos Santos Rosa, José Nerí dos Santos Rosa, Carlos dos Santos Rosa, Ludinei dos Santos Rosa, Maria Aparecida Rodrigues, José dos Santos, Valdino dos Santos Conceição, Emiliano Ferreira, Florêncio dos Santos Rosa, Geraldo Francisco Maia, Joelson Paulino da Silva, Selço Paulino da Silva, José Gabriel dos Santos Rosa e Fabio dos Santos Rosa.

Deixe uma resposta