Quilombo terá II Seminário de Ecoturismo

Cartaz do II Seminário de Ecoturismo KalungaO Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga sediará, no segundo semestre de 2013, o II Seminário de Ecoturismo, patrocinado pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) com apoio do Projeto Kalunga Sustentável e da Petrobras. O encontro se realizará na comunidade do Engenho II e pretende reunir, a exemplo de como aconteceu no I Seminário em 2008, cerca de 200 quilombolas que trabalham direta ou indiretamente com o receptivo turístico do Território Kalunga.

 

Desde o término do I Seminário de Ecoturismo, que na época foi patrocinado pelo HSBC e pela Goiás Turismo, que a Associação Quilombo Kalunga vinha pleiteando sua continuidade, através de edital lançado pelo MDA no ano seguinte. Mas vários foram os entraves legais que retardaram sua efetivação até meados de outubro de 2012, quando o presidente da AQK, Sr. Sirilo dos Santos Rosa acompanhado dos coordenadores do PKS, André Praude e Izabel Maia compareceram à sede do Ministério para assinar as novas adequações necessárias para a liberação do aporte financeiro e para a execução do II Seminário.

Assinatura do Contrato de Repasse do II Seminário de Ecoturismo no MDA

 

Com a liberação dos recursos, a equipe coordenadora do II Seminário de Ecoturismo pode dar início à primeira etapa realizando contratações de pessoal e inserção de dados no Siconv, o Sistema de Convênios do Governo Federal, que dá transparência a todas as tarefas executadas na prestação de contas.

 

Para a coordenadora do PKS e do II Seminário de Ecoturismo, Izabel Maia, “O I Seminário serviu para ajudar no planejamento dos atrativos e para saber as necessidades de cada comunidade, porque o Engenho tem necessidades diferentes do Vão de Almas, por exemplo, onde os roteiros envolvem barcos e pesca”, avaliou ressaltando que “o II Seminário vai trabalhar com a realidade de cada comunidade e concretizar novos atrativos”, destacou Izabel.

Deixe uma resposta