TV NBR visita a Comunidade Kalunga

O Dia Nacional da Consciência Negra foi destaque em matéria especial da TV NBR, exibida no dia 21 de novembro de 2012, com imagens exclusivas da Comunidade do Engenho II, no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, no município de Cavalcante, Goiás. A equipe da TV NBR passou dois dias gravando histórias do povo kalunga desde o surgimento do quilombo, cerca de 300 atrás, até hoje. As tradições e conquistas do maior quilombo do Brasil foram abordadas na matéria, incluindo as ações e resultados que o Projeto Kalunga Sustentável, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras vem realizando junto à comunidade kalunga. Entre eles, foram citados o Curso de Inglês para o Turismo Kalunga, patrocinado pela ONG Moradia e Cidadania e também pela Petrobras, e a horta comunitária desenvolvida pelos participantes do projeto.

O Território Kalunga fica localizado do nordeste do Estado de Goiás e abrange  três municípios: Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás.

O Projeto Kalunga Sustentável, tem abrangência nos três municípios do Território Kalunga, e desenvolve suas atividades desde 2011. Tem como objetivo contribuir para a melhoria da capacidade profissional dos kalungas e gerar novas oportunidades de trabalho nas áreas do ecoturismo, agroextrativismo e beneficiamento de frutos do cerrado. O curso de Inglês para o Turismo Kalunga, formou sua primeira turma em dezembro de 2012, visando capacitá-los para receber os turistas estrangeiros.

Confira a reportagem de Isabela Azevedo e Márcio de Andrade, com edição de imagens de João Batista e produção de Sumaia Villela.

A matéria, em uma edição de radiojornalismo, também foi transmitida no programa A Voz do Brasil no mesmo dia.

Deixe uma resposta