Aqui você poderá conhecer um pouco mais da história do nosso povo, que até pouco tempo vivia isolado do restante da população brasileira. Nesse espaço você encontrará informações como: onde estamos localizados, como vivemos, do que nos mantemos, como é a nossa cultura e, principalmente, como nos visitar e desfrutar do paraíso ecológico que nos rodeia.

Localizado no norte goiano, o nosso Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga possui 272 mil hectares, e compreende os municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre. Vivem aqui mais de duas mil famílias, chegando a quase oito mil pessoas. Somos a maior comunidade remanescente de quilombo do Brasil, organizada em mais de 20 comunidades e 42 localidades.

Vários fatores nos diferenciam de outros quilombos, como o processo de formação e a distância mantida ao longo dos anos da sociedade que nos cercava. Até 30 anos atrás, muitos de nós, quando viam “gente de fora” se escondiam. Pensavam ainda que fossem pessoas em busca de escravos.

Entre as atividades desenvolvidas aqui está o turismo. Além da nossa localização privilegiada, em uma área de cerrado preservado entre serras, rios, cânions e cachoeiras, na Chapada dos Veadeiros, mantemos nossa cultura característica, valorizada pelo artesanato, danças e outras manifestações culturais como a Ladainhas em latim, romarias, Folia e curraleira (Sussa/dança).